Usinas do Brasil aceleram colheita de cana, mas temem rendimento menor ao fim da safra

 As usinas de cana no centro-sul do Brasil estão relatando uma rápida taxa de processamento na safra 2018/19, ao fecharem o primeiro mês de colheita ajudadas pelo clima mais seco do que o normal, o que contribui para acelerar os trabalhos no campo.

Algumas usinas da região de Ribeirão Preto (SP) colheram até 10 por cento mais cana do que o esperado para o mês de abril, dificilmente perdendo turnos de 24 horas de atividades por causa de chuvas.

Mas a falta de umidade está aumentando as preocupações com o rendimento agrícola no final da safra, uma vez que a cana ainda em desenvolvimento não está obtendo condições necessárias para crescer.

O centro-sul do Brasil é a maior região produtora de açúcar do mundo, respondendo por cerca de um terço do comércio global do adoçante. Espera-se que a região produza uma safra de cana menor neste ano, vista pelo governo em 580 milhões de toneladas, em meio ao envelhecimento dos canaviais e tratos culturais aquém do ideal.

A Reuters visitou canaviais na semana passada na região de Ribeirão Preto e conversou com supervisores de colheita e diretores de usinas para ter uma noção do desenvolvimento dos trabalhos de campo.

Odair Marambello, que lidera frentes de colheita da usina Viralcool, em Pitangueiras, disse que a empresa decidiu até suspender o plantio de cana que seria destinado para a safra do ano que vem até que condições climáticas mais favorávies apareçam.

"Se não chover logo, a parte final da safra ficará menor", disse ele, referindo-se à cana a ser colhida por volta de setembro.

A Viralcool está associada à Copersucar, a cooperativa brasileira que faz parceria com a Cargill na joint venture de comercialização de açúcar Alvean. (Matéria Continua)

 (Fonte: Reuters, 08/05/2018, reproduzido por Notícias Agrícolas, https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/sucroenergetico/213288-usinas-do-brasil-aceleram-colheita-de-cana-mas-temem-rendimento-menor-ao-fim-da-safra.html)

Digite o que você procura